domingo, 29 de maio de 2011

Query em SQL Server retornar um documento XML

O Microsoft SQL Server dispõe de um vários recursos interessantes que facilitam a vida do desenvolvedor, um deles é permitir que o resultado de uma query seja formatada como um documento XML. O documento pode resultar em um elemento por registro (com as colunas exibidas como atributos) ou exibir as colunas como elementos. Iremos demonstrar as duas formas acima.

Abra o Microsoft SQL Server Management Studio (2005 ou 2008) e faça a autenticação no servidor SQL usando as credencias de acesso.


Selecione uma base de dados na guia Object Explorer e crie uma nova janela de consulta.


Como exemplo, vamos selecionar os registros da tabela Employees de forma tradicional.


Aproveitando a consulta acima, acrescente as palavras-chave FOR XML AUTO para que o resultado seja apresentado na forma de um documento XML.


Perceba na primeira imagem, que a consulta anterior retornava 9 linhas, enquanto que a segunda resultou somente uma. Isso ocorre porque o documento XML foi escrito na forma horizontal, ou seja, todas as linhas em somente uma. Clique sobre a linha resultante e veja o resultado em um editor XML interno do próprio Management.


As colunas da consulta foram retornadas em forma de atributos XML. Vamos acrescentar a palavra-chave ELEMENTS para que a estrutura do documento acrescente elementos, ao invés de atributos.



Esta dica é útil quando se utiliza o SGBD Microsoft SQL Server e documentos XML no escopo da aplicação.

Espero que tenham gostado, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário