quinta-feira, 26 de maio de 2011

Visualizar planilha do Excel dentro do Form em VB6

Que tal, permitir que o usuário da sua aplicação em VB6, possa visualizar um arquivo do Excel dentro do formulário? A idéia é interessante e muito simples de se executar, nada que o controle WebBrowser do Visual Basic não consiga fazer. Para demonstrar, irei utilizar uma planilha criada e pré-formatada no próprio Excel.

Abra o Visual Basic e crie um novo projeto do tipo Standard EXE.


O VB cria um formulário (Form1) de forma automática, o qual iremos utilizar para demonstrar o exemplo proposto. Adicione a referência “Microsoft Internet Controls” ao projeto, para que o controle WebBrowser esteja disponível para utilização. Clique no menu Project > Components e marque a opção conforme abaixo.


Com o controle no projeto, aumente as dimensões do Form1 e arraste o controle WebBrowser da Toolbox para a janela.


 Já temos o formulário com o controle redimensionado, só nos resta escrever “uma única linha” de código para que a planilha seja exibida no WebBrowser. Dê um duplo-clique sobre uma área do Form1 e escreva o trecho de código abaixo no evento Load.

Private Sub Form_Load()
    WebBrowser1.Navigate "C:\Products.xls"
End Sub

Compile a aplicação e clique no botão “Abrir” da caixa de diálogo que aparecerá ao executar o projeto. Se tudo correr bem, o resultado obtido será conforme o da imagem abaixo.


É tudo muito simples, mas dá pra "atender a necessidade do usuário".
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário