segunda-feira, 6 de junho de 2011

Carregar um TreeView via código

E aí, pessoal!

O TreeView é um controle de extrema utilidade, e que serve para exibir informações no formato de árvore hierárquica. Neste artigo, veremos como criar os nós (pai e filho) de forma programática usando a linguagem C#.

Abra o Visual Studio (utilizou-se a versão 2010 Ultimate na edição do artigo) e crie um novo projeto (File > New > Project) do tipo Windows Forms Application em linguagem C#.


Com o projeto criado e um formulário adicionado automaticamente (Form1), acesse a Toolbox e arraste o controle TreeView para o centro da janela.


Ajuste o controle para que se adeque às bordas do formulário. Em seguida, dê um duplo-clique sobre o Form1 para que o Visual Studio escreva a assinatura do evento Load do form. Copie o código abaixo e cole no evento deste evento.

private void Form1_Load(object sender, EventArgs e)
{
    treeView1.Nodes.Add("Informática");
    treeView1.Nodes[0].Nodes.Add("Netbook");
    treeView1.Nodes[0].Nodes.Add("Computador");
    treeView1.Nodes[0].Nodes[0].Nodes.Add("Netbook LG X140l-1140 Rosa Intel® Atom™");
    treeView1.Nodes[0].Nodes[1].Nodes.Add("Computador Compaq All-in-one Cq1-1210br");
    treeView1.ExpandAll();
}

O código acima cria um nó principal chamado “Informática”, e em seguida cria dois nós-filhos do nó principal ("Netbook" e "Computador"). Por fim, acrescentamos mais dois nós-filhos dos nós anteriores, para caracterizar uma árvore genealógica. Compile a aplicação e veja o resultado que deve ser semelhante ao da imagem abaixo.


Espero que seja útil e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário