terça-feira, 7 de junho de 2011

Usando o assistente de criação de CSS

Olá, pessoal!

Dentre as inúmeras funcionalidades e recursos que compõem o Visual Studio, tem uma ferramenta que é muito utilizada pelos designers (e programadores que também atuam com layout de páginas) que é o assistente de criação de style CSS (Cascading Style Sheet)

Para obter mais informações sobre CSS, acesse o endereço http://maujor.com/

Para demonstrar, vamos utilizar o Visual Studio 2010 Ultimate e um projeto do tipo Web Site. Abra o Visual Studio e crie um novo projeto (File > New > Web Site) do tipo ASP.NET Empty Web Site.


Adicione uma página Default.aspx, clicando com o botão direito do mouse sobre o projeto, e em seguida Add New Item. Selecione o item Web Form, mantenha o nome original do arquivo e clique em Add.


Com a página criada, digite um texto qualquer para utilizarmos como exemplo.


Para acessar o assistente, clique no menu Format > New style. A janela do assistente é iniciada conforme a imagem abaixo.


Configure um novo style conforme a figura a seguir, em seguida clique no botão Apply (clique em Yes na caixa de diálogo) e depois em OK.


Para aplicarmos o novo estilo no texto “Programação On-Line”, clique no menu View > Apply Styles. A janela é automaticamente aberta e ocupa uma parte da IDE do Visual Studio.


Selecione o texto em que se deseja aplicar o style, e clique na classe .TituloPagina do arquivo CSS conforme a figura e veja o resultado, após o clique.


O exemplo é bem simples, mas serve para ilustrar o uso do utilitário de criação e formatação de estilos. Com ele, além de alterar uma fonte de um texto, também é possível ajustar o BackGround da página, alinhar a posição dos elementos HTML e ASP.NET e formatar o layout de uma Table.

Fico por aqui e espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário