sábado, 30 de abril de 2011

Criando e usando um arquivo de configuração

O Visual Studio dispõe de vários recursos que auxiliam o programador no processo de desenvolvimento de software. Um deles é o arquivo de configuração (app.config para aplicações desktop, e web.config para aplicações web), que é basicamente um documento XML (Extensible Markup Language). Nosso objetivo aqui, é criar o par “identificador - valor” para simular o armazenamento de parâmetros de configuração de um sistema.

Como exemplo, vamos usar as informações de uma connection string (servidor, usuário e senha) e armazenar no arquivo .config.

Abra o Visual Studio e crie um novo projeto (File > New > Project) do tipo Windows Forms Application em linguagem VB.NET.


Com o projeto criado, clique no menu Project > UsandoConfigVBNet Properties para termos acesso às propriedades do projeto.


Na janela de configuração, clique na guia Settings e preencha a grade conforme a imagem abaixo.


Fecha a guia de configuração (clicando no “X”) e adicione alguns controles (Label, TextBox e Button) no Form1 conforme a figura. Para incluir os controles, acesse a Toolbox na guia Common Controls e arraste os controles para o formulário.


Com a aparência e o arquivo .config pronto, vamos codificar o sistema, começanco pelo botão “Ler Config”. Dê um duplo-clique no botão e escreva a listagem abaixo no escopo do evento Click.

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs
Handles Button1.Click
    TextBox1.Text = My.Settings.Servidor
    TextBox2.Text = My.Settings.Usuario
    TextBox3.Text = My.Settings.Senha
End Sub

Volte para o Design do Form1, e faça o mesmo procedimento com o botão “Gravar Config”. O código deste outro botão segue abaixo.

Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs
Handles Button2.Click
    My.Settings.Servidor = TextBox1.Text
    My.Settings.Usuario = TextBox2.Text
    My.Settings.Senha = TextBox3.Text
    My.Settings.Save()
    MessageBox.Show("As configurações foram salvas com sucesso!")
End Sub

O código que escrevemos, tem por finalidade acessar a guia de configurações que utilizamos no início do artigo, e em seguida executar as operações de leitura e escrita no arquivo. Para testar, pressione a tecla de atalho F5 para compilar e executar o projeto. Inicialmente, clique no botão “Ler Config” e veja o resultado.


Altere a senha para “123456” e clique no botão “Gravar Config” e veja o resultado.


Para finalizar, se em um dado momento, surgir a necessidade de voltar à configuração padrão (pré-definida na configuração) é só usar o método Reset.

My.Settings.Reset()

A implementação é muito simples, mas ajuda bastante o programador! Um outro detalhe, é que não há mais a necessidade de se criar arquivos ".INI", já que o ".CONFIG" não requer muitas linhas de código.

É isso aí e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário