terça-feira, 19 de abril de 2011

Importar planilha do Excel para o SQL Server

O Microsoft SQL Server dispõe de uma ferramenta de importação (e exportação) de dados, que permite obter (e extrair) dados de inúmeras fontes de dados. Toda a atividade é executada com o auxílio de um assistente, que aliás é muito simples de utilizar. Neste artigo, vamos criar uma planilha no Excel 2007, acrescentar algumas linhas e colunas, e em seguida importar o arquivo para o SQL Server 2005 Express Edition.

Abra o Excel (pode ser em qualquer versão), e preencha as células com os dados abaixo:


Na primeira coluna da planilha (Codigo), informamos um código que será o identificador do contato. Selecione os valores desta coluna (célula A2 até A6), e formate os dados como “Número”. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre as linhas selecionadas e escolha a opção “Formatar células”.


Selecione a opção “Número”, selecione a quantidade “0” (zero) de casas decimais e clique no botão OK. Para concluir a primeira parte, renomeie a planilha de “Plan1” para “Contato” (clique com o botão direito do mouse, e em seguida “Renomear”) pois será o nome final da nossa tabela.


Salve o arquivo em um diretório no computador e feche o Excel. Abra o Microsoft SQL Server Management Studio, que é a ferramenta de administração do SQL, e crie um banco de dados para receber a nossa planilha.


Para exemplificar, vou criar uma base chamada “Estudo”.


Com a base de dados criada, clique com o botão direito sobre a mesma e selecione a opção “Tasks”, em seguida clique em “Import Data”. A janela do assistente de importação será aberta, conforme a imagem abaixo.


Clique no botão “Next” para prosseguir. Na listagem de fonte de dados (Data Source), selecione a opção Microsoft Excel, em seguida clique no botão “Browse” e localize o arquivo recentemente criado. Clique no botão “Next” para prosseguir.


Na próxima janela, vamos selecionar o servidor de destino e base de dados SQL que irá receber a nossa planilha. Selecione a opção “Use SQL Server Authentication”, preencha com os dados de autenticação do servidor e selecione a base de dados “Estudo”. Clique no botão “Next” para prosseguir.


Na próxima janela, mantenha a opção “Copy data from one or more tables or views” e clique no botão “Next”. Seguindo com a importação, na próxima janela, iremos marcar a opção referente a planilha “Contato$”, em seguida retirar o caractere “$” da coluna “Destination” e clique em “Next”.


No próxima passo, mantenha a opção “Run immediately” e clique no botão “Finish” para concluir.


Com o processo concluído, vamos conferir o resultado. Clique no sinal de “+” da base de dados “Estudo” e veja a tabela recém-criada na importação.


Para comprovar se os contatos da planilha foram importados com para a tabela, faça uma seleção dos dados conforme a query abaixo.



É isso aí! A importação foi concluída com êxito, e vou ficar por aqui!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário