sexta-feira, 1 de abril de 2011

Usando a API do migre.me em C#

Saudações, pessoal!

Com o popularização das redes sociais, assim como o Twitter, surgiram também vários sites com o propósito de compactar ou encurtar URLs para suprir a carência do limite de caracteres permitidos na publicação dos posts. Dentre os mais populares, temos:


Vamos nos referir ao último da lista, ou seja, o migre.me.

O Migre.me que foi desenvolvido por Jonny Ken, é muito utilizado por sites, jornais e revistas para facilitar a troca de informação entre eles e o usuário. Além disso, é muito usado também por agências para monitorar quantidades de cliques, retweets e visualizações de alguns tipos de arquivos.

Neste artigo, vamos ilustrar uma das formas de se utilizar a API do migre.me para encurtar uma URL via aplicação. Para obter mais informações de como se utilizar a API, visite o endereço http://migre.me/api-migreme/.

Abra o Visual Studio e crie um projeto (File > New > Project) do tipo Windows Forms Application em linguagem C#.



Adicione alguns controles no Form, de acordo com a listagem abaixo:

Controle
Name
Text
Label
Label1
URL
Label
Label2
URL encurtada pelo migre.me
TextBox
txtUrl
(vazio)
TextBox
txtMigreMe
(vazio)
Button
Button1
API migre.me

O design do Form deve ficar semelhante ao da imagem abaixo:


Dê um duplo-clique sobre o botão, e escreva a listagem abaixo no escopo do evento Click.

private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
{
    try
    {
        DataSet ds = new DataSet();
        string apiMigreMe = "http://migre.me/api.xml?url=" + txtUrl.Text ;
        Application.DoEvents();
        ds.ReadXml(apiMigreMe);
        txtMigreMe.Text = ds.Tables[0].Rows[0]["migre"].ToString();
    }
    catch (Exception ex)
    {
        throw ex;
    }
}

O retorno desta requisição é um arquivo XML contendo algumas informações da URL informada, além dos dados processados pelo migre.me.Veja um exemplo do arquivo:

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<item>
   <error>0</error>
   <errormessage>OK</errormessage>
   <created_at>2011-04-01 20:26:44</created_at>
   <source>site</source>
   <date>2011-04-01 20:26:44</date>
   <id>4ahU7</id>
   <url>http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=infopod</url>
   <migre>http://migre.me/4ahU7</migre>
   <category>free</category>
   <time>0.00839495658875</time>
</item>
 
A informação que nos interessa é a que está alocada na tag migre. Rodando a aplicação (F5), digite uma URL qualquer e clique no botão. O resultado será o representado na imagem a seguir:


É isso! O exemplo é extremamente simples, porém objetivo.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário