sexta-feira, 8 de abril de 2011

Usando o controle Literal em ASP.NET

O Literal é um controle ASP.NET que roda do lado do servidor e que é utilizado como um contêiner para renderização dinâmica. Normalmente, quando se deseja exibir algum conteúdo genérico, partimos para a utilização do Literal. Para demonstrar a utilização do controle, vamos demonstrar como carregar um vídeo do YouTube em uma aplicação do tipo Web Site.

Antes de começar, acesse o YouTube, escolha um vídeo aleatório e obtenha os dados de compartilhamento através da opção Incorporar.


Abra o Visual Studio e crie um projeto do tipo ASP.NET Web Site (File > New > Web site) com linguagem C#. Acesse a ToolBox (aba Standard) do VS e arraste um Literal para a página Default.aspx. Após a adição do controle, o código HTML da página terá a seguinte estrutura.

<%@ Page Language="C#" AutoEventWireup="true"  CodeFile="Default.aspx.cs" Inherits="_Default" %>

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head runat="server">
    <title></title>
</head>
<body>
    <form id="form1" runat="server">
    <div>
        <asp:Literal ID="Literal1" runat="server"></asp:Literal>
    </div>
    </form>
</body>
</html>

Pressione a tecla F7 para termos acesso ao Code Behind da página, e altere escopo do evento Load, usando como base o código embarcado que copiamos da página do YouTube.

protected void Page_Load(object sender, EventArgs e)
    {
        if (!Page.IsPostBack)
        {
            Literal1.Text = "<object width='640' height='390'><param name='movie' value='http://www.youtube-nocookie.com/v/e_dc5e2eFLU?fs=1&amp;hl=pt_BR&amp;hd=1'></param><param name='allowFullScreen' value='true'></param><param name='allowscriptaccess' value='always'></param><embed src='http://www.youtube-nocookie.com/v/e_dc5e2eFLU?fs=1&amp;hl=pt_BR&amp;hd=1' type='application/x-shockwave-flash' allowscriptaccess='always' allowfullscreen='true' width='640' height='390'></embed></object>";
        }
    }

O código que copiamos do YouTube, possui inúmeros caracteres “aspas duplas” para delimitar o valor das propriedades do objeto. Teremos que substituí-los por ‘aspas simples’. Agora sim, rode a aplicação e confira o resultado.


Esta é uma das muitas possibilidades de se utilizar o controle Literal. Em breve escreveremos algo mais sobre ele.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário